Pneu cantando é sinal de alinhamento incorreto
PNEU CANTANDO É SINAL DE ALINHAMENTO INCORRETO

Fez uma curva e ouviu o pneu “cantar”? Cuidado: é sinal de que os pneus podem estar sofrendo com o alinhamento incorreto do veículo. A Bridgestone – maior fabricante mundial de pneus – ensina que ouvir o pneu do carro cantar, em uma curva ou linha reta, é sinal de que o carro pode estar desalinhado e/ou com a calibragem inadequada.

Os pneus quando não alinhados corretamente se desgastam de maneira pouco uniforme, o que prejudica a capacidade de aderência no solo, comprometendo a dirigibilidade e podendo dificultar a frenagem (como a área de contato com o solo é menor, é preciso uma distância maior até o carro parar). Ainda há o risco de desvio da trajetória, em que o pneu tende a puxar tanto para um lado, quanto para o outro. Além disso, o desalinhamento compromete a dirigibilidade, aumenta o consumo de combustível e prejudica a suspensão.

As causas podem ter origens distintas. Os pneus podem ter passado por buracos, ter batido em obstáculos ou ocorrer devido ao desgaste natural dos componentes da suspensão. “É necessário conferir o alinhamento da direção a cada dez mil quilômetros ou quando acontecer algum incidente com o veículo”, informa o especialista da CarClub Firestone, oficina credenciada pela Bridgestone. Problemas na calibragem também podem provocar desgaste irregular e prejudicar o contato do pneu com o solo, fazendo com que o pneu cante em algumas situações. “A calibragem semanal dos pneus conforme manual do veículo é essencial para manter a vida útil do pneu e ajudar na estabilidade e na segurança do veículo”, completa o especialista.

Fonte: http://www.bridgestone.com.br/noticias2/pneu-cantando-e-sinal-de-alinhamento-incorreto

PNEUFORTE MATRIZ - BR 277, KM 345 - VILA CARLI - GUARAPUAVA - PARANÁ - FONE: (42) 3624-1727