Bridgestone apresenta sua linha especial de Pneus para SUV
Bridgestone apresenta sua linha especial de Pneus para SUV

Que o brasileiro é apaixonado por carros, todo mundo já sabe, mas se tem um segmento que está enchendo os olhos dos motoristas são os modelos SUV (Sport Utility Vehicle). Com mais de sete milhões circulando pelas ruas do país, este mercado está em plena expansão. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as pick-ups pequenas tiveram um crescimento de 20,6% em relação a 2012, e o segmento de picapes médias/grandes registrou um expressivo crescimento de vendas. Foram 15.716 unidades, nada menos que 64% a mais do que em 2012. E pouco mais de 16% em relação a março do ano passado, com 13.516 unidades.

Pensando neste crescente mercado, a Bridgestone – maior fabricante mundial de pneus – apresenta ao consumidor sua linha de produtos para esse segmento:

BRIDGESTONE
Dueler A/T 693
Dueler H/T 470/684/687/689/840
Dueler H/P Sport

FIRESTONE
Destination A/T
Destination LE
ATX Radial 23°

Além dos modelos marca Bridgestone e Firestone, a companhia reforça sua presença em pneus de SUV com a linha Fuzion. Fuzion SUV é outro pneu desenvolvido para motoristas que enfrentam condições adversas no seu dia-a-dia. O desenho da banda de rodagem proporciona ótimo desempenho em piso molhado e é um pneu de grande durabilidade. A manutenção desse tipo de pneu é um item importante em que o motorista deve ficar atento. Como eles são projetados para dirigir em pistas urbanas e fora de estrada, requerem cuidados especiais.

O gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, reforça a importância de utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. “As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio”, diz. Assim como para os pneus de passeio, a calibragem deve ser feita semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. “A calibragem correta permite aumentar a vida útil do pneu e auxilia, inclusive, na redução de consumo de gasolina”, reforça. O proprietário não pode esquecer-se de calibrar o pneu estepe. Estes, como na maioria das pick-ups SUV ficam no exterior do veículo, precisam ser protegidos com uma capa e calibrado com três ou quatro libras a mais do que o pneu em uso.

Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes – principalmente quando o automóvel trafegar em terrenos irregulares – na troca de pneus, ao serem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros é uma recomendação que deve ser sempre levada em consideração, segundo o engenheiro. “Manter o pneu em condições adequadas permite melhor desempenho do SUV e mais conforto ao dirigir.”

Veja quais são as principais consequências do uso de pneus inadequados ou inadequadamente:

tabela

PNEUFORTE MATRIZ - BR 277, KM 345 - VILA CARLI - GUARAPUAVA - PARANÁ - FONE: (42) 3624-1727